terça-feira, 29 de setembro de 2015

Torre de Belém


Prepare-se para voltar no tempo. Andar curvado em espaços pequenos com o teto muito baixo, subir estreitas escadas, espiar os seus inimigos por pequenas frestas, descansar suas pernas em uma pequena capela, ficar atento a todos os detalhes para finalmente se deliciar com uma bela vista e descobrir porque esta torre é tão querida pelos portugueses.



Localizada a margem direita do rio Tejo (ela já esteve no meio do rio) fica em frente a uma grande praça e cercada por uma prainha. O número de turistas interessados em conhecê-la é bem grande, por isso é necessário estar preparado para ficar em uma fila. Existe prioridade para pessoas mais velhas e crianças pequenas, assim como quem comprou ingresso antecipado, todos estes podem ir diretamente para a entrada.


Dentro da torre reserve um tempo para observar os detalhes, respeite a sinaleira que organiza o sobe e desce na estreita escada, cuidado com a cabeça onde o teto é bem baixinho, entre em todas as salas quando subir, você pode precisar de um banco para descansar ou encontrar uma linda visão do Tejo.


Se estiver com criança, tenha cuidado. Existem vários pontos para eles se pendurarem, as escadas possuem degraus pequenos e estreitos, portanto, olhos abertos se fazem necessário.


Do lado de fora é possível ver uma maquete da torre, descer as escadas até a areia e observar sua bela arquitetura.


O valor do bilhete é seis euros (crianças pequenas não pagam e estudantes e idosos possuem desconto), e existe a possibilidade de comprar um conjugado com o mosteiro de São Jerônimo que fica bem próximo.


Um pouco de história: Em 2015 iniciou uma série de eventos para o aniversário de 500 anos da Torre. Criada originalmente como parte do plano defensivo de João II, só foi iniciada no reinado de Manuel I e tinha como tarefa substituir uma nau artilhada que ali ficava ancorada. Com o passar dos anos, suas funções foram mudando, sendo utilizada como aduana, farol e prisão. 


Nos desenhos esculpidos, notamos um forte patriotismo, ali estão o brasão de armas de Portugal e a cruz de cristo, entre outros. Tanto cuidado e detalhes a tornaram eleita uma das sete maravilhas do mundo em 2007.


Seus cinco andares são divididos da seguinte forma:
Primeiro andar - Sala do Governador
Segundo andar - Sala dos Reis
Terceiro andar - Sala de Audiências
Quarto andar - Capela
Quinto andar - Terraço da torre, aqui os visitantes terão uma bela vista em 360º graus.


Meu conselho: Compre o bilhete antecipado, você irá ganhar tempo. Mas se não der, não deixe a fila assustar, nem o sol te cansar nos dias quentes, o passeio vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.