domingo, 11 de outubro de 2015

Padrão dos Descobrimentos



Um encontro de figuras históricas. Em frente ao Rio Tejo e atrás como bússola uma belíssima rosa-dos-ventos em vermelho e preto (ou será que é o contrário?!). O resultado é uma divertida aula sobre a época em que os portugueses enfrentavam o mar para desbravar o mundo.


A dica é pegar um panfleto que descreve quem é quem na obra, observar os detalhes do posicionamento de cada um desses personagens, para depois brincar na rosa-dos-ventos de onde saímos e onde estamos.


Um pouquinho de história: O escultor Leopoldo Almeida ergueu esta obra em 1940 para a exposição do Mundo Português, mas a obra definitiva ocorreu em 1960 para celebração dos 500 anos da morte do Infante D.Henrique, que é considerado a personalidade mais importante na busca pelos descobrimentos.


A Rosa-dos-Ventos é um presente da África do Sul e contém um mapa em seu centro, onde naus e caravelas marcam as principais rotas portuguesas.



É possível entrar no monumento, confesso que acabei não enfrentando na fila, pois acabei atraída para um evento próximo, onde uma gigante palavra LOVE estava recebendo muitos cadeados.


Esta estrutura está circulando por Portugal e pertence a "Associação Dê Mais Coração - Movimento Daniela", uma organização sem fins lucrativos que tem como missão ajudar o ICOR - INSTITUTO DO CORAÇÃO em Moçambique a salvar vidas de crianças com doenças cardíacas.

Para ajudar, basta comprar um cadeado. Mais informações em http://www.demaiscoracao.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! É bom ter você por aqui. Em breve o seu comentário será postado. Dúvidas e sugestões são sempre bem recebidos.